sexta-feira, 22 de maio de 2009

Crescimento dos Independentes

"A A2IM - Associação Americana de Música Independente - ressaltou em comunicado recente a importância dos artistas e selos independentes para a economia do mercado fonográfico. De acordo com a entidade, no ano passado os independentes representaram 32% das vendas de álbuns nos EUA.

Quando comparado aos números de 2007, o montante é quase o mesmo - a venda dos independentes cresceu apenas 1,5% de 2007 para 2008. Mas essa fatia do mercado vem crescendo a cada ano. Um exemplo disso é que mais da metade dos agraciados com o prêmio Grammy este ano sejam artistas sem contrato com grandes gravadoras.

A associação calcula ainda que 80% das músicas feitas nos EUA são independentes - querendo dizer com isso que seus autores ou detentores de seus direitos não possuem contratos com majors.

Outro número que salta aos olhos é a representação no setor digital: a A2IM divulga que 38% das vendas de iTunes, Amazon, eMusic e similares é de artistas independentes. É nessa quantidade que apostava Chris Anderson com sua teoria da Cauda Longa."

Daqui: Vitrine

0 comentários:

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru