quinta-feira, 30 de abril de 2009

PESQUISA DA ABPD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PRODUTORES DE DISCO - 2008

Com tantas mudanças no mercado musical, a solução para as gravadoras é se adaptar. E de acordo com a pesquisa da ABPD é isso que está acontecendo no mercado brasileiro. Segue abaixo resumo da introdução da pesquisa, que pode ser baixada por esse link.


“A ABPD divulga a seguir o balanço anual de 2008 do mercado de música gravada no Brasil.Ao contrário dos últimos anos (principalmente os dois últimos),o movimento no mercado fonográfico brasileiro no ano que passou, aponta para uma pequena recuperação em relação a 2007.

O negócio fonográfico no Brasil e no mundo passa por um período de transição e reinvenção desde o início da atual década.

A pirataria de CDs e DVDs musicais combinada com o crescente uso de redes P2P para “compartilhar” arquivos musicais na Internet vêm sendo apontados como os principais problemas,mas certamente não são os únicos.Com as novas tecnologias e o uso da Internet como ferramenta essencial ao nosso dia a dia, os hábitos de consumo de música mudaram completamente, e a própria relação entre produtores de música,artistas e o público consumidor alterou-se.

Ao mesmo tempo, outras possibilidades de receita estão sendo exploradas, e novos

modelos de negócio experimentados e implantados. As companhias que antes se dedicavam exclusivamente a vender música fixada em suportes físicos ao mercado varejista que os revendia ao público, já diversificaram suas atividades e formatos de operação dentro deste novo mercado musical.

Música Digital na Internet e na Telefonia Móvel, parcerias com artistas e empresários no gerenciamento de carreiras artísticas, associação com grandes patrocinadores e mercado publicitário, licenciamento de música para utilizações diversas, execução pública e várias outras formas de monetizar o valor da música gravada, fazem parte cada vez mais importante do portfólio de cada companhia fonográfica.”


(Vi a notícia lá no twitter da Feira da Música).

0 comentários:

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru