quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Weezer X Seth Godin

Tá. O clipe do Weezer que reúne 24 virais já está batido. Mas como o vídeo é um exemplo muito bacana do poder dos virais, não posso deixar de falar dele. Sites como Brainstorm 9 e Idiotaz tem, inclusive, links para todos os vídeos utilizados para montar o video clipe da música Porks and Beans (o que é muito legal, pois eu mesma não conhecia muitos dos virais).

O clipe fez tanto sucesso porque reuniu virais que também foram grandes sucessos na internet. Aqueles que viram, gostaram, e repassaram. E é isso que faz dessa idéia um viral.

Seth Godin é conhecido como o "pai" do marketing viral (ele lançou essa expressão em 2001, com seu livro Marketing IdéiaVírus) e para ele o viral pode ser definido como uma troca entre o consumidor que recomenda a idéia e os receptores, que têm as suas vidas "mudadas" pelo que aquela idéia representa.

Assim, todos saem ganhando na disseminação de um viral. Ao utilizar-se do viral numa estratégia de disseminação de uma mensagem, é preciso observar que algumas pessoas têm mais chance de espalhar o vírus para toda a sua rede. Os "agentes contaminadores" devem ser identificados e sempre cortejados para que uma estratégia de viralização funcione.

No caso do clipe do Weezer, ele foi solto na internet, meio onde todos os outros virais já haviam feito um enorme sucesso. Os fãs do Weezer correram atrás do clipe, e aqueles que nem sabiam da existência da banda também, pois já conheciam os vídeos parodiados.

Seth Godin ainda reforça o papel que a internet tem em potencializar o viral ao falar que:

"Se, antigamente, eu adorasse um filme, contaria para um ou dois amigos. Meus comentários acabavam influenciando três, quatro ou seis pessoas. Há vários livros sobre esse tema e os comerciantes se enamoram pelo potencial do boca-a-boca. Mas sem amplificação, ele desaparece aos poucos. Hoje em dia, se eu gostar de um filme, posso postar meus comentários em vários sites sobre cinema. Ou posso mandar e-mails para dez amigos (que podem, cada um, passa-lo para outros dez). Mais tarde, quando sair o vídeo, posso postar meu comentário na Amazon, onde centenas ou milhares de pessoas poderão lê-lo."

Felizes das bandas atuais que tem mais essa ferramenta ao seu alcance.

O post ficou grande, porque o tema é muito interessante MESMO. Na minha monografia, ganhou um capítulo inteiro - e não podia ser diferente.


Mais informações:

- Marketing Viral na Wikipedia
- Marketing Viral na Guerrilhapedia
- Seth Godin oficial
- O livro Marketing IdéiaVírus (não achei pra baixar na internet)

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