quinta-feira, 13 de novembro de 2008

orquestra youtube



Assim que vi o Guz postando o link do Orquestra Youtube, joguei no google pra ver o que encontrava. Segue abaixo o que encontrei, control C control V do blog do OGlobo:


"Maestro Camelo apresenta sua orquestra youtube

Recebi o mail ontem. O assunto era "Marcelo Camelo e orquestra youtube". No corpo, só um link para uma página recém-criada do Myspace. Lá, encontrei músicas feitas a partir de colagens e sobreposições de diversos vídeos do YouTube. Vanguarda, experimental, webmúsica, chame como quiser. É o mais novo projeto de Camelo.

Mandei umas perguntas para Camelo sobre. Portanto, abaixo, a orquestra youtube (no MySpace está em minúsculas) pelo autor:

Como você descreveria a Orquestra Youtube?
Eu descrevi de um jeito simples lá nos vídeos: tocando internet.

Como surgiu a idéia?
Em casa, distraído. Uma idéia na maioria das vezes é um ponto de uma trajetória, né? Já tinha ensaiado isso várias vezes. Mas o lampejo foi mesmo há uma semana.

Como "maestro" de sua própria orquestra, você se identifica mais com Severino Araújo ou Isaac Karabtchevsky? Ou quem?
Eu gosto do Fred Frith e do Derek Bailey.

Qual o prazer de ver essas obras (acabadas, independentes) se juntarem em algo novo e - acredito, até para você - inesperado?
A arte serve pra mim pra caminhar emocionalmente. A música reverbera dentro da gente, propõe coisas, giros. Minha música até aqui era de girar, como minha vida. Essa música e a dos Imprevisíveis (outro projeto paralelo de Camelo, ouça aqui) fica reverberando em meu coração antes durante e depois de tocá-la propondo um espelho mais amplo, mais de acordo com a multiplicidade e sobreposição dos meus sentimentos.

Como é seu "processo de composição" (a produção dos vídeos, a pesquisa)? Que termos você usa, como navega pelo Youtube?
É intuitivo. O método é novo e ainda descubro coisas a cada seção. Outro dia botei uma mulher pra dançar na tela uma dança árabe enquanto fazia sobreposição de sanfonas e clarones e glass harmonica, que são aqueles instrumentos de vidro. Ficou lindo demais. Minha vontade é fazer apresentações ao vivo no cinema.

Esse tipo de experiência te afeta como compositor?
Essa experiência é uma composição.

Experiências como as de Satie, John Cage ou outros entram na formação da sua orquestra ou ela é puramente lúdica, sem elaborações conceituais?
Não. Gosto mesmo é do Frith. Assista "Step across the border". Tem no youtube!

Quais são os planos para a orquestra?
Tomar o planeta."


Então é isso. Internet Youtube como meio alternativo para produção, além de divulgação e consumo de música/áudio-visual (os dois últimos eu já conhecia, o primeiro, para mim, é inédito).


Pra escutar/ver: http://www.myspace.com/orquestrayoutube

0 comentários:

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru