quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Música para conquistar consumidores

Encontrei no Blogcitário esse artigo sobre a importância da música para a publicidade. Achei bem interessante, simples e direto. Segue abaixo:

"A música faz parte das nossas vidas, querendo ou não. Todo mundo tem a “música do primeiro encontro”, “a música da formatura” e outros momentos onde a trilha sonora é necessária para torná-los inesquecíveis.

A música é uma das armas mais eficientes na publicidade. Justamente por despertar emoções semelhantes nas pessoas, vez ou outra os criativos recorrem a algum hit para ser utilizado em uma campanha.

Ao contrário do jingle, o hit tem essa vantagem de ser bastante conhecida e prender o interesse do telespectador com mais facilidade.

Um dos casos mais emblemáticos na publicidade brasileira é a campanha criada pela DM9 para o Espaço XXI contra o preconceito sobre a síndrome de Down.



A faixa Fake Plastic Trees, do Radiohead, após a veiculação da peça ficou conhecida como “a música do Carlinhos”.

Um dos fatores mais importantes para a escolha da canção a ser utilizada é o seu significado estar de acordo com o conceito da campanha. Mesmo que a letra esteja em inglês, é importante ter esta coerência, pois muita gente compreende o que está sendo cantado.

O caso mais recente é o “comercial chiclete” do Ford Focus. A trilha sonora é da The Turtles e a faixa chama-se Happy Together. Confira o clipe original logo abaixo, gravado em 1967.



A letra da banda casa-se perfeitamente com o conceito do comercial, o de se trabalhar juntos, com um sorriso no rosto, no carro recém lançado. E a letra fala sobre felicidade de se estar junto com a pessoa que se ama. Idéias muito próximas uma da outra.

Por isso, sempre renove o seu MP3, corra atrás das tendências nos diversos cenários musicais, ache uma pérola do passado e conquiste as pessoas com uma bela canção unida ao roteiro do seu comercial. Afinal, nada melhor que uma musiquinha ao fundo na hora da conquista, não é?"

Daqui: http://blogcitario.hitechlive.com.br/artigo/musica-conquistar-consumidores

1 comentários:

Gisele H. disse...

Vi seu comentário no Blogcitário e vim de convidar para dar sua opinião no meu post sobre o mesmo assunto.
http://giseleh.com
Bjs

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru